• Um jeito diferente de falar sobre a vida a bordo.
...

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Como Funciona o Processo Seletivo?

Atualmente existem algumas agencias que recrutam pessoas para trabalhar em navios, o processo é simples, mas pode ser um pouco demorado então um bom planejamento é muito importante ainda mais para quem esta trabalhando e pretende sair do emprego quando chegar a hora de finalmente embarcar, claro que ninguém vai sair do seu emprego antes de ter outro.

Quais os requisitos?


Falar inglês e/ou outros idiomas: Quem já fala inglês e tem um nível intermediário a fluente tem grandes chances de ser aprovado, posso dizer que quase 50% só pode esse fator, mas isso não é exatamente fundamental, quem possui um nível zero de inglês eu vou postar aqui no blog maneiras de conseguir aprender do básico ao intermediário pela internet de forma gratuita ou muito barata.

Idade minima de 18 anos.

Experiencia na função: A maioria das vagas de navio são para a área de hotelaria, ou seja, a grande maioria das funções são de Garçom, Camareiro, limpeza, Bar, Assistentes, mas há outros com quantidades menores de vagas como Animadores, DJs, Técnicos de Palco e Som, para tudo quem já tem experiencia sai na frente, mas mesmo para quem não tem experiencia em nenhuma das áreas tem varias formas de se qualificar, aprender através de apostilas e conseguir uma boa oportunidade e olha que legal, o Historias Crew também vai te ajudar nisso e lembrando, sem cobrar nada!

Quais as etapas do processo de seleção


1º Você deve definir qual position ( função de trabalho ) você quer trabalhar, recomendo que seja uma area de seu conhecimento ou que você estude sobre ela: Ex. Se quiser trabalhar com Bar estude sobre Drinks internacionais, tipos de copo, limpeza de bar...

2º Provavelmente você receberá um e-mail marcando uma entrevista por skype ou pessoalemente.

3º Apos a entrevista e caso você seja  aprovado eles te enviam a data da entrevista com a CIA (Royal, Costa, Pullmantur, Ibero, Princess, MSC...)

4º Após a entrevista com a CIA se você for aprovado você terá que fazer o curso STCW e se sua CIA for Costa ou Ibero terá que fazer o curso RfE. A MSC, Princess e Disney também possuem cursos especificos e será necessário que você tire o Passaporte e dependendo dos paises que você trabalhar também terá que tirar o visto, vacina de febre amarela e todos os exames solicitados.

5º Entregar a documentação e aguardar a data de embarque.



Como me candidatar?



    Agencia em Curitiba, foi a agencia que eu escolhi pois achei que eles se dedicam mais ao candidato e são os mais sinceros com você, seria meu conselho para quem pretende embarcar e sem falar que não cobram por cursos não obrigatórios ou taxas.
   É uma agencia situada no Rio de Janeiro e Santos, agencia bem conhecida e que embarca muitas pessoas. Tive o prazer de conhecer o trabalho deles e são bem profissionais

http://www.openseasbrazil.com/
Uma agencia do Rio Grande do Sul que recruta para CIAs de nome como DISNEY e OCEAN VIEW. Eles fazem entrevista por Skype caso você more em outro estado, porém dependendo do caso você poderá ter que ir até RS. 

http://www.valemarbrasil.com/
Conheci essa agencia através de 2 amigos ex tripulantes da MSC, cheguei a fazer uma entrevista e achei bem interessante a forma de trabalho da agencia. Uma boa escolha para quem quer trabalhar a bordo.

http://www.ismbr.net/
Um agencia de Curitiba e se não me engano também há uma sede em Porto Alegre, tive alguns amigos do curso que são agenciados por ela.

   Agencia em Curitiba. Trabalho profissional também, cheguei a assistir uma palestra sobre expressão comportamental na época, muito interessante essa agencia, porém tive informações que eles estão cobrando por cursos, palestras... enfim é uma boa agencia, mas vale ligar e verificar.



Essas são agencias que eu conheci e cheguei até a fazer processo seletivo, mas existem muitas outras.

Após você escolher a sua agencia e eu recomendo que seja a mais próxima de onde você mora para que você reduza os custos com passagens, hospedagens e alimentação.



Tem algum duvida? Deixe seu comentário. 

0 comentários:

Postar um comentário